domingo, 11 de dezembro de 2011
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Faca e o queijo
Pago pra ver?
Será que aguento?
Não sei...
Eles me dizem que estou com a faca e o queijo na mão,
mas não sei se quero esse queijo
não sei...
E então?
Pago pra ver?
Será que aguento?
Não sei...
e quem saberá por mim?
NINGUÉM!
Os medos estão menos presentes do que as incertezas
Nuvens...nuvens.
Meu céu está nublado faz tempo.
Já é hora de reencontrar meu SOL.
domingo, 16 de outubro de 2011
Que eu tô voltando pra casa...
Hoje finalizei um trabalho que estava fazendo por um mês.Consistia em viajar pelo interior da Bahia, apresentando uma peça durante a abertura de cada Conferência Territorial de Juventude (nem sabia que essas conferências existiam e ainda descobri que faltam 6 anos para eu deixar de ser jovem e virar adulta!)
Foram 16 cidades:
Juazeiro
Sr.do Bomfim
Jacobina
Irecê
Eunápolis
Itapetinga
Vitória da Conquista
Jequié
Brumado
Macaúbas
Itaberaba
Ipirá
Santa Maria da Vitória
Barreiras
Ibotirama
Seabra
Ufa!Foi estrada que não acabava mais!!!
Enfim,apesar de alguns estresses de convivência,o saldo foi positivo, um bom cachê, novos e queridos amigos, boas risadas,muitas parabenizações pelo trabalho, conhecer cidades que eu nem sabia que existia no mapa e uma certeza... não existe lugar melhor no mundo do que a minha casa.Como é bom estar de volta!!!
Obrigada Papai do Céu!!!!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Vá
Não fale mais
Leve o que é seu e só
Vá
Que o sol já vem
E com ele outro dia...
Agora tudo é seu
Amanhã serei bem mais feliz"
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Bye,bye Agosto!
Finalmente o mês do desgosto foi embora!
Xô urucubaca, pois
"...Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
Sol de primavera abre as janelas do meu peito
a lição sabemos de cor
só nos resta aprender...(Sol de primavera)"
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Dia do Ator!!!!!!!
Ser ator é realmente uma profissão de maluco, fascinante. A poética do ridículo, o brincar de faz de conta, o infindável universo onírico infantil e a tremenda cara de pau fazem com que os atores encantem - pelo seu poder de transgressão, pela sedução, pelo poder de conscientização, pela capacidade de simplesmente entreter e pela mágica de poder ser quase todo mundo - aos que os assistem e sonham junto com eles.
Lemos Diderot, Stanislavsky, Grotovsky, Maierhold, D. T. Suzuki e uma infinidade de outros livros (todos fundamentais). Ouvimos muita música clássica para apurarmos nossa noção de ritmo, de cor, de intensidade. Ouvimos samba, pagode, MPB, música sertaneja e o diabo a quatro, graças ao bom Deus. Graças a obrigatória falta de preconceito para ver e viver a vida como ela é (obrigado, grande Nelson!) e poder reproduzi-la, e, melhor ainda, recriá-la como uma pintura, que quase sempre é mais rica do que uma foto. Vemos (com o corpo inteiro) pinturas de Bosch, Goya, Velásquez, Max Ernst, para tentar compreender alguns mistérios da vida, para provocar nossos sonhos, ou, para nada. Só para ver mesmo. Que bom!
Conversamos com o Zé que vende coco no quiosque da praia e notamos um gesto diferente, um ritmo novo, outras possibilidades de comportamento e de comunhão com a vida. Observamos sem pensar. Viva o Zé! Precisamos dele. E depois colocamos uma armadura e dizermos que somos cavaleiros da Távora Redonda, dizemos que somos bons, que somos maus, que somos bons e maus, que somos gente. É uma profissão que deveria se iniciar logo que a pessoa começasse a falar e a ler, e terminar no início da adolescência, já que os adolescentes têm verdadeiro horror a pagar mico. Mas não, o maravilhoso complexo de Peter Pan nos acompanha pelo resto da vida e passamos a nos comportar como crianças relativamente adultas. E aí entra a poética do tempo que estará sempre a nosso favor.
Fazer um bom trabalho de ator é sempre muito arriscado, mesmo que o personagem seja comum, simples, cotidiano. É mais arriscado ainda. É raro, mas acontece de ver um ator dizendo que está arriscando quando na verdade está fazendo um trabalho histérico e fora da medida. No caso de uma novela, geralmente as pessoas se acostumam e até passam a gostar. O erro faz parte do show, eliminá-lo é impossível, diminuir a margem de erro através do estudo, dedicação, e, principalmente, leveza e bom humor, talvez seja o melhor caminho. Cada um escolhe o seu.
É uma profissão generosa, democrática e acolhedora. Qualquer um pode ser ator, basta saber falar, andar, ler e ter o juízo mais ou menos perfeito. Todos têm direito a tentativa e ninguém tira o lugar de ninguém. Fazer um bom trabalho de ator, permanecer digno praticando o ofício já são outros quinhentos, não é para qualquer um. A consciência de que somos inevitavelmente precários por sermos humanos pode ser um grande estímulo para fazermos trabalhos grandiosos. Viramos heróis, mendigos e uma infinidade de outros
personagens para, entre outras coisas, vencer a morte (êta coisinha incômoda). E, no final, conseguimos rir de nós mesmos.
Quero, por fim, agradecer aos meus nobres e loucos companheiros atores por percorrerem esse caminho inventado e que aumenta a vida, o prazer e o sonho. Quero agradecer aos grandes atores que já superaram o estágio dos adjetivos e conquistaram a liberdade plena da criação. Qual o adjetivo para Fernanda Montenegro, para Laura Cardoso? Quero agradecer também aos que estão começando, aos que estão terminando (se é que isso é possível) e aos que estão por vir.
Antonio Calloni
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
172
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Eu te disse
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Luto
quinta-feira, 28 de julho de 2011
O Instante Mágico
"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um 'sim' ou um 'não' pode mudar toda a nossa existência."
Paulo Coelho, Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Tempestade
quinta-feira, 14 de julho de 2011
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Dores
a de cabeça
a do útero
e a do coração
Tenho dúvidas da qual vai me enlouquecer primeiro...
segunda-feira, 11 de julho de 2011
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Uma dose de Clarice
"As estrelas não chegamos a cobiçar, a esperança... oh, a esperança tem sido a melhor coisa na vida"
Clarice Lispector
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Saldo do São João
Para a felicidade de mamis resolvi neste São João ir com ela para o interior (Cardeal da Silva), onde toda a família dela mora.
A viagem foi tranquila, me salvei de ir ao lado de um bêbado com o rádio do celular ligado nas alturas!
O municipiozinho em si, não mudou muito, mas muitas pessoas morreram nestes 11 anos que não passei por lá, inclusive minha Vó.E foi muito estranho ir até a casa dela e não encontra-lá na janela fumando o seu cachimbo...me deu uma dor no coração de não tê-la visto mais uma vez...
Meus primos estão enormes e minhas afilhadas umas mocinhas, eu que até outro dia ainda tinha a imagem delas pequenininhas, me pedindo 1 centavo pra comprar boneca...o tempo realmente passa.
Foram 4 dias de revisitações a minha infância.Fiquei na casa de Tia Helena, que me trata a pão de ló, conheci a casa que mamis tá construindo, vi minha babá, o garoto que era apaixonado por mim e agora é casado e tem 2 filhos, ouvi a banda de um primo meu, me disseram o tempo todo que eu fiquei branca (branca?Oi?), o riacho que fica atrás da casa de minha Vó está secando, fui mordida pelas mouriçocas, tomei banho de cuia, comi muuuuuuuito amendoim e fruta no pé , descansei menos do que previa, mas valeu muito a pena ter ido até lá.
-E agora?Vai demorar mais 10 anos pra vir aqui? - Me perguntou uma prima
-Não...acho que uns 15!
-Rs...
-Rs...
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Vou ali
quinta-feira, 16 de junho de 2011
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Como vai você?
inventando formas de iluminar meu céu em dias sem sol
transformando lágrimas em pérolas; já consegui um colar
assistindo um peça sobre o futuro; aindas não escolhi o final
tecendo o meu caminho, ponto a ponto, laço a laço
simplesmente gerundiano...
E você?
Como vai você?
segunda-feira, 6 de junho de 2011
domingo, 5 de junho de 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Perfil
trilha de pólvora, cego jogo em chamas:
palavras, você é como uma surpresa para cada tempo,
com detalhes em todas as letras.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Fica
Não vai, fica aqui
Fica pra eu cantar teu sono
Enrolar seus caracóis em meus dedos até dormir
Aguardar seu perfume em meu travesseiro
Não vai, fica aqui
Fica que eu te darei beijos com sabor desejo
Sonhos bordados com fios de luar
Fica que eu tenho o ar que tanto precisa
O meu colo pra te embalar
Não vai, fica aqui
Fica e eu te protejo dos pesadelos que rondam a madrugada
Do frio que invade seu quarto
Não vai, fica aqui
Fica e eu serei somente sua
Até que finalmente o sol invada o céu e amanheça um novo dia
Não vai, fica aqui
Fica...
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Às vezes
domingo, 1 de maio de 2011
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Meus Diários - I
Desde muito novinha gostava de escrever em diários, infelizmente quando me mudei, uns se perderam na bagunça, mas ainda tenho alguns ao alcance e assumo que quando os releio me emociono algumas vezes e outras dou muita risada da minha inocência ou das minhas preocupações descabidas!!
Pretendo postar vez em quando uma página da mesma data de um diário meu antigo, quero compartilhar com quem por ventura passa por aqui um pouquinho mais de mim.
Fui procurar em alguns o que aconteceu no dia 29/04 dos anos passados, para a minha surpresa, na maioria deles eu não fiz nada, ou simplesmente não escrevi, mas em um deles achei uma coisa interessante, um poema
Abril 29, 2004
Laranja Mecânica
Às vezes me desespero
e cometo absurdos
às vezes simplesmente
fico mudo
não sei de onde vim
nem porque assim
me desnudo
Lau Siqueira
profundo,não?Sabe lá Deus o que estava pensando neste dia...
Enfim...tá bom pra estreia não é?!
sexta-feira, 22 de abril de 2011
terça-feira, 12 de abril de 2011
Pasión
quarta-feira, 30 de março de 2011
Morte
José Alencar
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Experiência
Jorge Larrosa Bondía
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Desabafo.
Tantas coisas aconteceram...
Estou me sentindo magoada, com raiva, sem forças.
Tão ridículo andar pelas ruas com os olhos fixos no chão, sentindo tanta coisa, tanta coisa.
Nem sei o que estou escrevendo direito, nem vou reler.Fica o que saiu de primeira.
É tão engraçado como as pessoas são injustas tentando ser justas com elas mesmas.
É tão revoltante quando o seu esforço se transforma em NADA.
Eu queria que tudo acabasse, quero férias, quero sumir, desaparecer do mapa, jogar meus celulares no mar, deletar meu e-mail, redes sociais e quebrar meu notebook
Só preciso de paz e dos braços do meu bem.
Chicaneando
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar...
Se entornaste a nossa sorte pelo chão
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu...
Preciso conduzir
Um tempo de te amar
Te amando devagar e urgentemente...
Consta nos astros, nos signos, nos búzios
Eu li num anúncio, eu vi no espelho, tá lá no evangelho, garantem os orixás
Serás o meu amor, serás a minha paz...
Talvez ele chegue sentido, quem sabe me cobre de beijos
Ou nem me desmancha o vestido, ou nem me adivinha os desejos
Dia ímpar tem chocolate, dia par eu vivo de brisa
Dia útil ele me bate, dia santo ele me alisa...
Vem que eu te quero fraco
Vem que eu te quero tolo
Vem que eu te quero todo meu...
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Samba e Amor
domingo, 23 de janeiro de 2011
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Promessas!
-Prometo começar um regime
-Prometo jogar fora esses papéis
-Prometo que vou parar de fumar
-Prometo que vou parar de beber
-Prometo mandar fazer aquele documento
-Prometo poupar dinheiro
-Prometo dizer mais "eu te amo"
-Prometo cuidar da minha saúde
-Prometo que vou procurar outro emprego
-Prometo que vou me declarar
-Prometo fazer exercícios
-Prometo aprender algo de novo
-Prometo que vou fazer aquela viagem
-Prometo que não vou trabalhar nas férias
-Prometo que vou passar mais tempo com a família
-Prometo que vou mandar notícias para aquele parente distante
-Prometo que vou escutar mais música
-Prometo que vou mais ao cinema
-Prometo que não vou mais tomar refrigerante
-Prometo pagar todas as dívidas e não contrair outras
-Prometo que não vou comer tanto chocolate
-Prometo que vou sumir um dia e desligar o celular
-Prometo que vou dar um mergulho no mar
-Prometo que vou ler aquele livro
-Prometo que vou aprender a dirigir
-Prometo que vou realizar aquela fantasia
-Prometo que vou continuar o curso de inglês
-Prometo que vou fazer uma faxina no computador
-Prometo que vou reformar a minha casa, ou pelo menos meu quarto
-Prometo colocar mais cores na minha vida
-Prometo agradecer mais a Deus
-Prometo doar as roupas que não uso ou nunca usei
-Prometo que vou usar protetor solar
-Prometo que vou fazer uma mudança radical
-Prometo que vou raspar/pintar o cabelo
-Prometo que vou fazer uma tatuagem
-Prometo que vou mudar de religião, ou encontrar alguma
-Prometo fazer uma aula de dança
-Prometo comer mais frutas
-Prometo fazer meditação em algum momento do meu dia
-Prometo resolver tudo que está pendente
-Prometo aprender a dizer NÃO
-Prometo ser mais calma
-Prometo jogar na Mega Sena toda semana
-Prometo cuidar melhor do meu bichinho de estimação
-Prometo aprender a andar de bicicleta
Enfim...promessas, promessas, promessas...como eu não gosto de quebra-lás, decidi fazer apenas uma: